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Chicote bicos injetores Zetec 16V

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Chicote bicos injetores Zetec 16V

Mensagem  LaercioLMB em Seg Mar 07, 2016 9:03 am

Bom, fiz um esquema elétrico com a pinagem dos conectores para quem desejar fazer, possa refazer esse chicote em casa mesmo, mas tem que ter muita paciência e atenção para não trocar posição dos fios.
Por enquanto só vai a pinagem, mais adiante postarei o diagrama elétrico do chicote e mais adiante postarei com fotos, pois tenho um chicote aqui para ser refeito.

O conector principal do chicote dos bicos tem 12 pinos.


1 = pino 1 sensor do comando de válvulas.
2 = pino 2 sensor do comando de válvulas.
3 = pino 1 conector sensor de posição borboleta aceleração.
4 = pino 2 conector sensor de posição borboleta aceleração.
5 = pino 1 dos conectores dos bicos injetores de 1 a 4.
5 = pino 1 conector atuador marcha lenta.
6 = pino 2 conector atuador marcha lenta.
7 = * conector lado chato sensor temperatura ventoinha.
8 = * conector lado redondo sensor temperatura ventoinha.
8 = pino 3 conector sensor de posição borboleta aceleração.
9 = pino 2 conector bico injetor 1.
10 = pino 2 conector bico injetor 2.
11 = pino 2 conector bico injetor 3.
12 = pino 2 conector bico injetor 4.


Notem que o pino 5 e o 8, aparecem duas vezes, isso por que eles são comuns entre esses sensores e utilizam a mesma alimentação da central para os sensores correspondentes.
Notem também que no conector do sensor de temperatura da ventoinha, não coloquei número de pino, pois não encontrei em nenhum dos dois conectores que tenho aqui, números indicando posição de pinos e por esse motivo indiquei como lado chato e lado redondo do conector.
Se fosse o conector do Escort, o conector seria diferente, pois o sensor de temperatura da ventoinha do Escort Zetec não é o mesmo do Mondeo Zetec, pois somente os conectores são diferentes.
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Re: Chicote bicos injetores Zetec 16V

Mensagem  michelgamamorais em Sab Set 17, 2016 6:20 am

bom aproveitando que foi aberto este topico, vou postar aki meu trabalho que fiz com o chicote do meu mondeo.


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aki o chicote ja esta desmontado mas ja da pra se ter uma ideia de como estava, plugs quebrados, com emendas mal-feitas e sem proteçao nenhuma.


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ja com os fios trocados com solda e tubotermoretratil pra fica bunitinhu Laughing

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ja montado com plugs novos, com conduite pra fica padrão. pena que falto conduite, mas assim que comprar postarei a foto dele completinho. por enquanto é isso.
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Re: Chicote bicos injetores Zetec 16V

Mensagem  LaercioLMB em Sab Set 17, 2016 8:34 am

Legal.
Conseguiu ver os números dos pinos no conector de 12 pinos e nos conectores dos bicos e demais?
Tem números neles.
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Re: Chicote bicos injetores Zetec 16V

Mensagem  michelgamamorais em Sab Set 17, 2016 1:14 pm

sim, o o meu conector tem a numeraçao, os plugs dos bicos vieram com numeraçao tbm, mas como são de um veiculo vw me baseei pelos plugs velhos.
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Re: Chicote bicos injetores Zetec 16V

Mensagem  Marcelo Lima em Qui Set 22, 2016 8:07 pm

Pelas fotos parece que o trabalho ficou bacana! Você que bitola de fios?
Parabéns!
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Re: Chicote bicos injetores Zetec 16V

Mensagem  michelgamamorais em Qui Set 22, 2016 11:33 pm

Marcelo Lima escreveu:Pelas fotos parece que o trabalho ficou bacana! Você que bitola de fios?
Parabéns!
bah agora tu me pegou mas eu usei um fio q suporta uns 5 amp no min pq era de chicote de lavadora de roupa,como eram super flexíveis e alimentavam um motor que puxava uma corrente não muito baixa não então acredito que fiz a escolha certa de fios.
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Re: Chicote bicos injetores Zetec 16V

Mensagem  LaercioLMB em Sex Set 23, 2016 10:12 am

Para esse chicote dos bicos injetores, pode ser fio 1.5 mm, mas de preferência com capa anti chama para melhor proteção dos fios em relação ao calor do motor.
toda essa parte dos bicos e sensores, o consumo de energia é baixo, não necessitando investir em fios de maior capacidade.
Fios de faróis e similares sim necessitam de maior capacidade, como os da ventoinha do motor e muitos da caixa de fusíveis.
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Re: Chicote bicos injetores Zetec 16V

Mensagem  mauriciobass em Qua Maio 24, 2017 12:57 pm

Ola! sera que tem como mandar o link ou uma foto do diagrama elétrico dos bicos injetores?

mauriciobass

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Re: Chicote bicos injetores Zetec 16V

Mensagem  LaercioLMB em Qua Maio 24, 2017 1:31 pm

mauriciobass escreveu:Ola! sera que tem como mandar o link ou uma foto do diagrama elétrico dos bicos injetores?

Aqui tem, mas esse é do 97 até 2000 2.0.

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Re: Chicote bicos injetores Zetec 16V

Mensagem  mauriciobass em Sab Jun 03, 2017 10:41 am

Ola! esse chicote que voce montou com essa sequencia de fios é pro ztec 96? ou é pra outro ano?

mauriciobass

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Re: Chicote bicos injetores Zetec 16V

Mensagem  LaercioLMB em Sab Jun 03, 2017 11:52 pm

O meu é 96.
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Re: Chicote bicos injetores Zetec 16V

Mensagem  Marcelo Lima em Seg Jul 10, 2017 9:54 am

LaercioLMB escreveu:Bom, fiz um esquema elétrico com a pinagem dos conectores para quem desejar fazer, possa refazer esse chicote em casa mesmo, mas tem que ter muita paciência e atenção para não trocar posição dos fios.
Por enquanto só vai a pinagem, mais adiante postarei o diagrama elétrico do chicote e mais adiante postarei com fotos, pois tenho um chicote aqui para ser refeito.

O conector principal do chicote dos bicos tem 12 pinos.


1 = pino 1 sensor do comando de válvulas.
2 = pino 2 sensor do comando de válvulas.
3 = pino 1 conector sensor de posição borboleta aceleração.
4 = pino 2 conector sensor de posição borboleta aceleração.
5 = pino 1 dos conectores dos bicos injetores de 1 a 4.
5 = pino 1 conector atuador marcha lenta.
6 = pino 2 conector atuador marcha lenta.
7 = * conector lado chato sensor temperatura ventoinha.
8 = * conector lado redondo sensor temperatura ventoinha.
8 = pino 3 conector sensor de posição borboleta aceleração.
9 = pino 2 conector bico injetor 1.
10 = pino 2 conector bico injetor 2.
11 = pino 2 conector bico injetor 3.
12 = pino 2 conector bico injetor 4.


Notem que o pino 5 e o 8, aparecem duas vezes, isso por que eles são comuns entre esses sensores e utilizam a mesma alimentação da central para os sensores correspondentes.
Notem também que no conector do sensor de temperatura da ventoinha, não coloquei número de pino, pois não encontrei em nenhum dos dois conectores que tenho aqui, números indicando posição de pinos e por esse motivo indiquei como lado chato e lado redondo do conector.
Se fosse o conector do Escort, o conector seria diferente, pois o sensor de temperatura da ventoinha do Escort Zetec não é o mesmo do Mondeo Zetec, pois somente os conectores são diferentes.

Laércio queria uma ajuda sua nesse assunto.
Eu não entendi a informação referente aos pinos do sensor de posição da borboleta de aceleração. Lembrei de seu post e vim tirar a dúvida sobre o seguinte: Os pinos A e C são diferentes do Escort zetec pra o Mondeo? pesquisando sensor de posição da borboleta achei anúncios afirmando que serve pra os dois carros porém o pino onde entra a tensão e o terra no meu Mondeo são invertidos quando comparados com o escort segundo informações do manual do DR IE. Pensei em inverter no chicote pra testar...será que queimaria o módulo fazendo isso? Ou queimaria o sensor de posição de borboleta sei lá?
Já tentei de tudo pra resolver o problema desse carro e não acho a falha...recentemente refiz esse chicote utilizando os mesmos plugs e emendando com estanho e termoretrátil...visualmente dá gosto mas o funcionamento não alterou em nada...
Agradeço imensamente se puder dar uma careada aí...
Obrigado irmão..
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Re: Chicote bicos injetores Zetec 16V

Mensagem  LaercioLMB em Seg Jul 10, 2017 10:35 pm

Olha, pelo que vi no manual do Escort 16V e do Mondeo MK1, são iguais, já no Mk2 é diferente.

No MK2 é o seguinte.
Fio branco vai no pino 89 da central.
Fio amarelo + vai ao pino 90 da central.
Fio marrom vai ao pino 91 da central.

Testando tudo.

TESTANDO

1- Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 91 da central. Negativo (-).

2- Ignição ligada, motor parado MULTITESTE DIGITAL modo voltímetro no fio ligado ao terminal 90 da central. aproximadamente 5V.

3- Ignição ligada, motor parado, MULTITESTE digital, modo voltímetro, no fio ligado ao terminal 89 da central. Valores de acordo com a tabela abaixo.

BORBOLETA FECHADA  Tensão V de 0,6 v a 1,2 v
BORBOLETA MEIO ABERTA  Tensão V de 2v a 3v
BORBOLETA TOTALMENTE ABERTA Tensão V de 4v a 5v

Resistência
Pinos 91 e 89
borboleta Aberta de 3,9 a 4,1KΩ
fechada de 700 a 900Ω

Pinos 90 e 89
borboleta aberta de 200 a 400Ω
fechada de 3,4 a 3,7KΩ

Pinos 90 e 91
borboleta aberta de 4,1 a 4,6KΩ
fechada de 4,1 a 4,6KΩ
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Re: Chicote bicos injetores Zetec 16V

Mensagem  Marcelo Lima em Ter Jul 11, 2017 7:48 am

Laércio então será que os pinos 3, 4 e 8 do esquema elétrico que você postou acima do chicote dos bicos são diferentes no meu?
Vou testar conforme os valores que você passou aqui e vou informando...
Muito obrigado!
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Re: Chicote bicos injetores Zetec 16V

Mensagem  LaercioLMB em Ter Jul 11, 2017 8:20 am

Não sei te dizer agora exatamente. Eu precisaria de um MK2 aqui para conferir isso.
Mas até agora, os chicotes vendidos para o ZETEC dão em qualquer um dos motores ZETEC E.
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Re: Chicote bicos injetores Zetec 16V

Mensagem  Marcelo Lima em Ter Jul 11, 2017 8:46 am

Entendi...vou fuçar aqui e vou comentando...o carro tá fazendo 5km/l em média e frio ele dá um buraco na aceleração ao arrancar...vou acabar passando ele assim e pegando um milzinho pois estou desempregado desde dezembro e não é legal andar só no cheiro né...
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Re: Chicote bicos injetores Zetec 16V

Mensagem  LaercioLMB em Ter Jul 11, 2017 10:24 am

Siga a lógica. O sensor de posição da borboleta é o mesmo tanto no Mondeo MK1 quanto no MK2 e no Escort Zetec 16V.
Sendo assim, a posição dos pinos é a mesma em todos os chicotes.
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Re: Chicote bicos injetores Zetec 16V

Mensagem  Marcelo Lima em Qui Jul 13, 2017 9:02 am

Ah...se não ha risco de dano vou inverter como uma medida desesperada de tentativa e erro rsrsrs...comento depois o resultado...
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Re: Chicote bicos injetores Zetec 16V

Mensagem  LaercioLMB em Qui Jul 13, 2017 12:13 pm

O sensor de posição da borboleta é somente um potenciômetro, igual aos botões de volume dos aparelhos de som.
Se estão invertidos, não queimará o sensor, somente enviará informação errada para a central que pode mandar mais combustível do que o necessário.
Se está consumindo muito, pode ser sim esses fios invertidos.
Agora vai saber como é que inverteram isso.
Estou aqui em casa com um Mondeo MK3 para fazer alguns consertos que os mexânicos por aí a fora estavam fazendo tudo errado e me deparei que diversas coisas no MK3 são iguais aos MK1 e MK2.
suporte de bateria é o mesmo, agregado do motor é o mesmo, os suportes dos bancos são os mesmos, inclusive com a mesma furação para fixar na carroceria e se tirar o banco traseiro e não olhar a parte externa do carro, irá jurar que está trabalhando em um MK1 ou MK2, assoalho da carroceria é o mesmo.
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Re: Chicote bicos injetores Zetec 16V

Mensagem  Marcelo Lima em Qui Jul 13, 2017 1:07 pm

Bacana Laércio! Bancos então servem mesmo...de repente você poderia postar umas fotos aí do trabalho...
Vou fazer isso então, inverter os fios. Pior que não vi indícios de chicote refeito pois aí justificaria montarem errado...
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Re: Chicote bicos injetores Zetec 16V

Mensagem  LaercioLMB em Qui Jul 13, 2017 10:02 pm

Sim, vou fazer um tópico
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Re: Chicote bicos injetores Zetec 16V

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