Será falta de aterramento, problema no alternador ou bateria?

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Será falta de aterramento, problema no alternador ou bateria?

Mensagem  pvs em Sex Maio 29, 2015 6:13 am

Bom dia amigos estou com um problema no meu mondeo e gostaria da opinião de vocês. Quando aciono diversos itens elétricos(luz alta, desembaçados traseiro, farol de milha, velocidade do circulador de ar estágio 4) e até mesmo quando aciona a ventoinha, percebo que a lenta do carro diminui, como se estes itens estivessem consumindo mais energia do que a alimentada. Gostaria de saber o que poderia ser isto, visto que a bateria foi trocada a menos de dois anos (heliar 65 amp). O engraçado é que antes de enviar para o último conserto (troca da junta do motor,retentores de válvulas e cárter de óleo) não percebia esta oscilação. Será que devo fazer um reforço no aterramento da bateria? Aguardo retorno. Até mais, PAblo.

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Re: Será falta de aterramento, problema no alternador ou bateria?

Mensagem  LaercioLMB em Sex Maio 29, 2015 7:47 am

Bateria é para durar somente um ano, dois disso cada dia extra é lucro, ainda mais essas baterias que dizem que não precisa de manutenção, precisam sim, as fábricas é que lacram as baterias para nos obrigar a trocar.
Já arranquei o lacre de muitas delas para completar água.
Mas uma coisa é certa, é um defeito inédito esse que talvez possa fazer sentido já que baixa tensão no circuito poderá alterar valores de sensores que por sua vez, irão passar informação errada a EEC.
Outra coisa que pode ser, já que tem bateria para dar partida, é o alternador estar com o regulador estragado ou escovas (carvões) gastos e ter que trocar, pois se o alternador não mandar carga suficiente para a elétrica do carro e recarregar a bateria, a elétrica passa a usar carga da bateria.
Primeira coisa a ser vista é abrir o alternador e trocar tudo que tiver que ser trocado e dar uma boa limpeza interna no alternador.
Ver se o estator não está em curto e isso se faz colocando as pontas de prova do multímetro em qualquer fio do estator e outro na carcaça, se der continuidade, tem curto no estator entre a bobina e a carcaça.
Mas tem que retirar o estator do alternador, pois como tem diodos fazendo aterramento, poderá ter leitura errada.
Verificar diodos do regulador se não estão abertos.
Tem um vídeo que dá umas dicas de como testar o alternador, mas sem o amperímetro, só se sabe que está funcionando, mas não se sabe o quanto.

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Re: Será falta de aterramento, problema no alternador ou bateria?

Mensagem  pvs em Sex Maio 29, 2015 4:39 pm

Boa noite Laércio, obrigado pela ajuda, estava desconfiando do alternador. Vou ver se faço uma revisão no mesmo. Até mais, Pablo.

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Re: Será falta de aterramento, problema no alternador ou bateria?

Mensagem  Perfil excluido em Dom Maio 31, 2015 12:22 am

eu tambem estava com esta duvida sobre a amperagem da bateria para o mondeo, sempre que a ventoinha liga a rotação cai um pouquinho, to com uma de 45 Amp. mas o suporte onde vai a bateria tem espaço pra uma bem maior.

uma vez coloquei num del rei uma de 95 Amp. durou menos que as de 45 que usava normalmente.

outro detalhe acho que muito importante talvez evite de queimar alguma coisa no carro.
no del rei eu tinha o abito de deixar ele funcionando e tirar a bateria para por outra com carga baixa para carregar enquanto andava com o carro.
OBS: nao fassam isso no mondeo, por uma bobeira e pouco conhecimento sobre carro com injeção eu fiz isso de deixar ele ligado, no que removi o conector positivo da bateria ele disparou a aceleração que deve ter ido nos 5 mil giros, imediatamente reconectei o conector no polo e ele voltou para a lenta normal, isso foi devido ao alternador gerar uma voltagem de 14 volts pra mais, e todas as funções do carro é de 12 volts, por muita sorte nao queimei nada dos eletronicos dele.
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Re: Será falta de aterramento, problema no alternador ou bateria?

Mensagem  LaercioLMB em Dom Maio 31, 2015 9:11 am

Bateria do Mondeo não deve ser inferior a 55A devido ao sistema de direção hidráulica.
Todos os carros com direção hidráulica tem baterias de maior capacidade e os poucos que tem baterias menores que 55A, as baterias são feitas para suportar mais taxa de descarga.
Quanto acham que um motor de partida consome na hora de dar a partida no motor?
Geralmente em torno de 250A e carros com ar condicionado e direção hidráulica, chegam perto de 300A, já os carros sem nenhum acessório, dificilmente chegam em 200A, por isso é que carros com mais acessórios necessitam de baterias de maior capacidade, para suportar a partida e é aí que entra o C de uma bateria, na qual o C representa quantas vezes a capacidade da bateria ela suporta ser drenada de corrente.
Um motor de partida drenando 250 A em uma bateria de 45 A, a bateria terá 250 : 45 = 5,55 C da bateria e a maioria das baterias chumbo /ácido só suportam 5C de descarga, ou seja, já está superando a capacidade de descarga de uma bateria de 45A quando essa deveria ser no mínimo 50A.
As baterias originais dos fuscas eram de 46A, isso significa que nem sonhando uma bateria dessas suportará um carro com maior potência e cheio de acessórios ligados ao motor.
Um motor de partida drenando 300A de uma bateria na hora da partida, necessitará uma bateria de no mínimo 60A, por isso é que essas baterias maiores são de 64A ou 65A, para dar uma folga na bateria na hora da partida, para não ferver vasos e vir a danificar a bateria em menor tempo.
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Re: Será falta de aterramento, problema no alternador ou bateria?

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