Novembro 2017
SegTerQuaQuiSexSabDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930   

Calendário Calendário

Últimos assuntos
» falha na troca de marcha automático
Hoje à(s) 4:34 pm por adrianoGK

» Mondeo Perua Sw 97 MK2 com defeito na aceleração
Sex Nov 17, 2017 9:15 pm por LaercioLMB

» Motor com a temperatura alta
Qui Nov 16, 2017 9:41 am por PanchoS3T

» difusor de ar mondeo 95 lado direito
Ter Nov 14, 2017 9:27 pm por LaercioLMB

» cabo do velocímetro mondeo 95
Ter Nov 14, 2017 9:14 pm por LaercioLMB

» Peças compatíveis Ford Mondeo
Ter Nov 14, 2017 8:11 pm por LaercioLMB

» bandeja mondeo
Ter Nov 14, 2017 9:34 am por LaercioLMB

» Botão Start
Qua Nov 08, 2017 6:01 am por LaercioLMB

» Oleo Motor
Dom Nov 05, 2017 7:56 pm por LaercioLMB

Enfim, achei vocês!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Enfim, achei vocês!

Mensagem  nitz em Qui Ago 17, 2017 12:23 am

Olá pessoal, sou antigo membro do Zetec Club, Talkford entre outros forums, desde a extinção do Zetec Club deixei de procurar um grupo brasileiro de pessoas que curtem o Mondeo.

Tenho um humilde e raro exemplar 1996 modelo 1997 GLX FG com teto e controle de tração. Preto Ebony

A falta de popularidade e o preconceito com a nossa "barca" que nem é tão grande assim para os padrões atuais me incomoda muito. Tem gente que não merece ter o carro que tem.

Observe o manual de serviço, tudo no carro praticamente tem durabilidade e hora certa para trocar.

Humildemente eu posso falar que posso responder qualquer coisa sobre o Mondeo Zetec, afinal já desmontei e montei ele todo! Até pensei em comprar um outro só para repor peças.

Foi meu primeiro carro e sempre digo que será meu último.

Tenho vários projetos em andamento, dentre eles um motor Duratec v6 2.5 completo com agregado, chicote e módulo. Só falta a transmissão manual.

Painel de instrumentos do Mondeo MK3 em led com LCD invertido e ponteiros do Focus ST azuis, meu velocímetro está com problemas apesar do odometro rodar tranquilamente.

Bancos de couro do Ford Fusion, isolação acústica com material similar ao dynamat, som frontal infinity kappa 6x8 full range, mid bass infinity 6' nas portas traseiras. Faltam sub e Tweeter.

GNV 5° geração Landirenzo - Esse carro não foi feito para o terceira geração.

Performance:

Eliminei a caixa acumuladora de ar e coloquei um filtro de ar OEM K&N de óleo, cabo de velas de 8.6mm e escape com abafador duplo flowmaster 40.

Assim ele chegou em minhas mãos pelo preço de R$12000 34.600km

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Painel do Mondeo MK3 na moldura do MK2:

Ultima foto que tirei dele:

Bancos do Ford Fusion:

Desculpe-me o post desorganizado, acabei de comprar esse telefone e não sei mexer nele direito rs.

nitz

Pontos : 6

Re: Enfim, achei vocês!

Mensagem  LaercioLMB em Qui Ago 17, 2017 7:56 am

Ficou lindo.
Apesar de alguns itens tirarem a originalidade do carro para mais adiante poder usar placa preta, o deixam mais arrojado ainda do que já é.
Pelo que pude ver ou entender, foram feitas alterações na estrutura do banco para encaixar na furação do assoalho do Mondeo.
E o painel? como fazer funcionar todos os recursos dele se a elétrica é bem diferente.
LaercioLMB

Pontos : 2709

Mensagem  nitz em Qui Ago 17, 2017 1:26 pm

Olá Laercio tudo bem? Não descartei as rodas originais nem os faróis.

Usei um banco que estava caindo aos pedaços, tirei o trilho dele, removi as sapatas do Fusion com uma esmerilhadeira com disco de corte do jeito que ficasse somente a base e soldei o trilho nas sapatas do Fusion com MIG, limpei e lixei tudo é passei base preta vinilica. Por fatores estéticos eu poderia ter cortado o trilho e aproveitado somente as bases mas acho que assim deu mais firmeza. Os controles elétricos e pré tensionador funcionam perfeitamente.

Sobre o painel do MK3, as únicas informações que ele pega de forma diferente do nosso painel são o velocímetro por VSS e tacômetro.

E há de se achar que existe toda uma bruxaria por trás disso como canbus certo? Bom... Errado! Para nossa sorte ele puxa essas informações direto do protocolo do OBD2! Já fiz o mapeamento de todos os pinos só me faltam achar os pinos certos para temperatura ambiente que devo puxar direto do ar condicionado.

Há coisas que não irão funcionar como aviso do cinto de segurança, há não ser que a central ABS e pré tensionador sejam trocados pelo modelo 2000 >

Esse final de semana devo fazer a forração das portas. Em breve posto fotos decentes.

Sobre a placa preta, é tanta burocracia e $$ envolvidos que desencantei. Um amigo demorou 3 anos para conseguir a façanha em um Charger todo original.

Sobre o motor, talvez vocês possam me dar um alô.

Baixei o cadastro do meu carro no Detran e não consta número do motor, repetiram o final do chassi. A atendente falou que isso é comum com carros importados fabricados antes de 1998.

Inclusive meu 2.5 v6 está com o número do chassi no documento do carro que foi baixado e não o do motor.

Bom, isso vai tornar mais fácil o upgrade de motor rs, afinal para pegar o decalque dele tem que tirar o coletor fora.

Meu Zetec-E fez agora 100.256km zerou nos gases poluentes do Detran, esse V6 tem 64.000km mas está parado há 11 anos (tem óleo dentro e tá virando tranquilo).

Já comprei alternador, bomba d'água com propulsor de metal, juntas originais e tudo que tem direito.

Abraços

nitz

Mensagem  LaercioLMB em Sex Ago 18, 2017 12:03 am

Essa informação não bate, o meu é 96 e consta o número do motor na documentação. Já tive outro 96 e ele também tinha a numeração do motor no documento.
Existiu sim um tempo onde o motor era acessório e a numeração não constava na documentação, mas isso era antes de 1990 e se não me engano, de 1980 para baixo.
LaercioLMB

Mensagem  nitz em Sex Ago 18, 2017 2:38 pm

Estranho, eu paguei um serviço online para buscar essa informação, o carcheck, o número do motor que veio é o chassi resumido que fica inscrito nos vidros. Não satisfeito pedi o registro do carro a uma funcionária do Detran na hora de pegar a vistoria anual e deu no mesmo.

O registro do Zetec fica em baixo do coletor de descarga, tirei foto e obviamente não é o número do chassi.

Essa lei é de 1997, daí em diante a numeração do motor de todos os carros foram cadastrados nas vistorias anuais.

Sei que o meu Mondeo era de uma pessoa que não levava ele para vistoria, tudo resolvido via despachante. Sorte ou azar?

Suspeito que esse foi um dos primeiros exemplares MK2 vindos para o Brasil, afinal eu nunca vi um GLX com TCS e uns outros mimos como reservatório de água com aviso de nível baixo e discos traseiros, todos com conector de sensor de desgaste. Ele segue a especificação Ghia X, só que com motor Zetec. Também foi fabricado em fevereiro de 1997 na Alemanha segundo o VIN Number mas aqui no Brasil é 1996/1997.

Não sei quanto a vocês mas os vistoriadores do RJ são nojentos, já tentaram me convencer que meu carro precisaria ser remarcado pois o decalque não pegava mais.

Chamei a polícia que estava lá mesmo no local , o PM tirou foto do número do chassi no cofre do motor e perguntou ao supervisor se queria ir para delegacia.

Meu carro está zerado, o decalque dá para fazer até com o dedo.

nitz

Mensagem  LaercioLMB em Sex Ago 18, 2017 9:55 pm

Tem gente que é chata mesmo.
Aqui no sul não tenho conhecimento de problemas em vistorias a não ser quando o carro realmente tem problemas.
Para você ter uma ideia, quando comprei esse que tenho agora, tive que trocar a moldura da placa e antes de fazer a vistoria de transferência, passei no detran e perguntei a eles se teria problema de eu retirar o lacre da placa para trocar a moldura e eles me disseram que se tudo batesse com os registros do carro eles simplesmente recolocariam o lacre sem nenhum problema e de fato, levei para a vistoria e o lacre foi recolocado sem nenhum problema.
LaercioLMB

Mensagem  nitz em Sex Ago 18, 2017 11:25 pm

Uma troca de ideia offtopic, as ruas aqui no RJ estão um desastre, completamente cheias de buracos e ondulações. Meus amortecedores são novos Monroe SensaTrac, Coxins e kits novos e molas dianteiras do Contour V6.

O carro se comporta muito bem em pistas com leves deformidades e em pistas perfeitas faço curvas em extremas condições mostrando toda estabilidade, esportividade e poder da suspensão do Mondeo ao mesmo tempo que tenta prover um conforto digno de Mercedes.

As rodas 17 8' com pneus Continental PowerContact DW 225/45/R17 parece que foram feitos para o carro, o velocímetro(quando funciona) bate certinho com o GPS e o carro fica notavelmente mais alto, são pouco mais de 2cm se comparar com o kit original 195/60/15!

Mas no quesito conforto, vocês sabem como estão as ruas do Rio de Janeiro? Quando dirijo meu Focus dá pena do Mondeo a cada solavanco que se passa e a coluna de direção com ajuste de profundidade trepida sem dó, o carro não foi feito para essas ruas do Rio de Janeiro. Ó "Cidade Maravilhosa".

Não sei se colocar uma suspensão mais rígida ajudaria, só tenho prazer pilotando meu carro em pistas classe A.

Olha que já fiz todo tipo de tratamento acústico anti vibração etc. Mas sinceramente cheguei a conclusão que o problema não está no carro

nitz

Mensagem  LaercioLMB em Sab Ago 19, 2017 5:58 am

Suspensão mais rígida só te fará sentir mais ainda as vibrações das ruas e o carro sentirá isso também logo começando a bater tudo.
De fato, em ruas esburacadas não tem carro que seja confortável 100%.
LaercioLMB

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: